Sem tempo? Sem problema. Fizemos um super resumo com as informações essenciais sobre células-tronco para você.
As células-tronco se diferenciam das outras células porque são capazes de:
❏ Multiplicar-se, dando origem a mais células-tronco
❏ Diferenciar-se, dando origem a células especializadas
Mas células-tronco não são todas iguais: elas variam em relação à sua capacidade de
multiplicação e diferenciação.
A célula que deu origem a cada um de nós, o zigoto, é uma célula-tronco totipotente. Isso significa que ela é capaz de formar todos os tecidos do embrião, e ainda os tecidos extraembrionários, como a placenta.
Depois de alguns dias, as células do embrião ficam um pouco mais especializadas: elas não conseguem mais formar anexos embrionários (adeus, placenta!), mas ainda têm a capacidade de se diferenciar nos mais de 200 tipos de células que formam o nosso corpo. Neste estágio elas são chamadas de células-tronco pluripotentes.
EMBRIONÁRIAS
Podem dar origem a qualquer tecido, mas apresentam um risco maior de se proliferar sem controle, gerando tumores. O uso dessas células é eticamente controverso, já que requer que elas sejam isoladas a partir de um embrião
Depois de nascidos, e pelo resto das nossas vidas, vamos manter reservas de células-tronco multipotentes. O potencial de diferenciação dessas células é mais reduzido, e elas se dividem em duas grandes linhagens:
- Células-tronco hematopoiéticas dão origem às células do sangue, como as hemácias e leucócitos.
- Células-tronco mesenquimais dão origem aos tecidos sólidos do nosso corpo, como ossos, pele e músculo.
ADULTAS
Tem menor potencial de diferenciação em relação às células-tronco embrionárias, mas seu potencial para formar tumores também é menor
Células-tronco pluripotentes induzidas (iPS) são células adultas e diferenciadas, (por exemplo, células da pele) que foram geneticamente reprogramadas em laboratório para retornar ao estado de pluripotência. Desenvolvidas pela primeira vez em 2006, essas células-tronco criadas em laboratório renderam um prêmio Nobel a um dos pesquisadores que desenvolveu essa tecnologia, em 2012.
ARTIFICIAIS (INDUZIDAS)
Essas células estão sendo intensamente investigadas, mas mais estudos são necessários para determinar as diferenças entre as células-tronco pluripotentes embrionárias e as induzidas
O que as células-tronco fazem no nosso corpo?
Em resumo, elas renovam nossos tecidos e reparam lesões. Por exemplo, células-tronco da pele renovam nossa pele a cada 28 a 40 dias – ou mais rápido, se precisarem formar um calo ou reparar um corte. Células-tronco ósseas permitem que um osso se regenere após uma fratura e as células-tronco no nosso intestino renovam todo o epitélio intestinal (uma área equivalente a um apartamento pequeno) a cada 4 ou 5 dias.
O que elas podem fazer pela medicina?
- Terapia: células-tronco podem ser usadas em pacientes para substituir ou reparar tecidos danificados.
➢Por exemplo, regenerar neurônios lesionados em pacientes com doença de Alzheimer.
- Pesquisa: células-tronco podem ser usadas em laboratório para desvendar os mecanismos de doenças ainda pouco compreendidas.
➢ Por exemplo, induzir células-tronco neurais de pacientes com doença de Alzheimer a formarem “mini-cérebros” em laboratório, e comparar o desenvolvimento dessas estruturas com o desenvolvimento cerebral de indivíduos saudáveis.
- Farmacologia: células-tronco podem ser usadas para descobrir e testar novos medicamentos em larga escala.
➢ Por exemplo, gerar milhares de “mini-cérebros” com características da doença de Alzheimer e testar um novo composto em cada um.
Já existem tratamentos disponíveis com células-tronco?
Sim, mas poucos. O transplante de medula óssea é o uso mais antigo e bem estabelecido de terapia com células-tronco. As células transplantadas são células-tronco hematopoiéticas e por isso podem ser usadas no tratamento de doenças sanguíneas (leucemias e linfomas) e imunes (alguns tipos de imunodeficiência congênita). Além de transplantes de medula, aplicações já aprovadas para uso clínico são limitadas. Células-tronco do olho são usadas para tratar certas lesões da córnea, e células-tronco mesenquimais são usadas no tratamento da doença de Crohn.
E as clínicas que oferecem terapias com células-tronco para diversas doenças?
Essas clínicas normalmente estão situadas em países com pouca ou nenhuma fiscalização de agências regulatórias. É o chamado turismo de células-tronco e pode ser muito perigoso, além de caro.
Referências:
(1) Saiba quais são os tipos de células-tronco.
(2) Tudo sobre células-tronco e doença de Alzheimer.
(4) Umar et al. Intestinal Stem Cell. Curr Gastroenterol Rep. 2010 Oct; 12: 340–348
(5) Helander et al. Surface area of the digestive tract – revisited. Scand J Gastroenterol. 2014 Jun;49(6):681-9, 2014