Nos EUA, empresas oferecem um novo tipo de benefício: bancos de células-tronco

Nos EUA, empresas oferecem um novo tipo de benefício: bancos de células-tronco

Novos bancos de células-tronco ajudam startups de tecnologia a atrair funcionários, mas cientistas criticam falsas promessas

Para atrair e reter funcionários, empresas costumam oferecer benefícios extra, como plano de saúde ou previdência privada. De fato, essas são algumas das principais razões porque um indivíduo prefere um emprego de carteira assinada: um profissional liberal ou freelancer pode até ganhar mais por hora, mas os benefícios normalmente mais do que compensam a escolha por um emprego formal. O Vale do Silício, nos EUA, é um mundo diferente. Jovens talentos na área de tecnologia não parecem nem um pouco preocupados com planos de saúde ou de previdência. Para atrair os melhores talentos na área, startups de tecnologia descobriram um benefício bem mais interessante: a vida eterna.

Parece impossível, e é mesmo. Mas isso não parece incomodar o pessoal do Vale do Silício. Eles podem não estar preocupados com planos de saúde ou com a aposentadoria, mas se preocupam – e muito – com longevidade. Como já falamos aqui, os milionários da tecnologia são obcecados com a imortalidade, e estão dispostos a investir grandes somas para alcançá-la. Se alguém estiver disposto a bancar a conta, melhor ainda. Foi isso que uma startup de tecnologia blockchain descobriu: em entrevista ao site Bloomberg, eles contam que ficou muito mais fácil atrair e manter funcionários depois que eles começaram a oferecer os serviços de um dos novos bancos de células-tronco, uma empresa chamada Forever Labs.

O nome entrega qual é o objetivo do Forever Labs: fazer seus clientes viverem para sempre, ou pelo menos, viverem bastante. Eles trabalham com uma rede de médicos para obter células-tronco da medula óssea e, desde setembro, com células-tronco de tecido adiposo também. A ideia é utilizar a gordura eliminada durante uma lipoaspiração para obter células-tronco mesenquimais. As células são então congeladas e armazenadas nos bancos de células-tronco da empresa até que os clientes precisem delas.

Nos seus três anos desde a inauguração, os bancos de células-tronco do Forever Labs ainda não tiveram nenhum pedido de um cliente querendo usar suas células. E isso é esperado; afinal, na maior parte do mundo, os únicos tratamentos aprovados com células-tronco envolvem células-tronco hematopoiéticas (mais conhecido como transplante de medula óssea). Mas o plano é que as coisas sejam muito diferentes no futuro. O Forever Labs imagina que seus clientes possam usar as células armazenadas hoje para tratar doenças degenerativas no futuro, e assim, enganar a morte, pelo menos mais um pouco.

Essa expectativa tem razão de ser. Muitos estudos com células-tronco estão em andamento para tratar doenças como diabetes, Parkinson e insuficiência cardíaca. Porém, estes estudos ainda envolvem relativamente poucos pacientes, ou apenas testes em animais. Ninguém pode prever quanto tempo irá demorar até termos tratamentos aprovados para uso humano. E muitos especialistas criticam a abordagem de bancos de células-tronco como o Forever Labs.

O ex-presidente da Sociedade Internacional para Pesquisa em Células-Tronco afirmou que não existe maneira de estendera vida de alguém com células-tronco. É importante ressaltar que células-tronco não são todas iguais: o laboratório armazena tanto células-tronco da medula como do tecido adiposo, mas essas células são diferentes e provavelmente terão aplicações distintas. O site da empresa parece favorecer explicações simplistas e até enganosas, especialmente quando prevê que um tratamento utilizando células-tronco estará disponível em 5 a 10 anos. É simplesmente impossível fazer esse tipo de previsão.

Enquanto isso, quem se beneficia mesmo são as startups de tecnologia do Vale do Silício, que atraem cada vez mais funcionários com a promessa de uma vida sem doenças e, talvez, sem fim.

Fontes:
❏ Greenfield R. Forget the 401(k), Stem Cell Benefits May Let You Cheat Death. 27/08/18❏ Website do Forever Labs: https://foreverlabs.com/


Anterior: A comercialização prematura de tratamentos com células-tronco e os princípios da bioética Próximo: Ensaio clínico que testava células-tronco para doença cardíaca é suspenso após suspeita de fraude