Células tumorais podem desenvolver mecanismos para não serem detectadas pelo sistema imune, tornando-se “invisíveis”. Visando contornar esse problema, produtos de imunoterapia à base de células foram desenvolvidos para fazer com que o sistema imune volte a ser capaz de combater o tumor. As terapias com células conhecidas como “CAR-T” representam a maior parte dos produtos de imunoterapia contra o câncer atualmente aprovadas para comercialização. Veja mais neste post!
Neste último post da série sobre produtos de terapia avançada aprovados para comercialização no mundo, vamos falar sobre os produtos de imunoterapia à base de células. Estes produtos são usados para terapias anticâncer pois são capazes de estimular a resposta imune para que o tumor possa ser reconhecido e combatido.
As células tumorais surgem em decorrência do acúmulo de mutações em células saudáveis, levando à proliferação descontrolada, sendo essa a principal característica do câncer. As células imunes (que incluem linfócitos B, linfócitos T, e muitas outras) deveriam reconhecer e atacar os tumores, como ameaças ao organismo, porém, as células tumorais possuem a capacidade de evadir o sistema imune, ou seja, adquiriram ao longo das mutações, características que as tornam “invisíveis” para as células imunes que, ao não reconhecerem as células cancerosas como estranhas ao organismo, deixam de atacá-las.
A imunoterapia é um grupo de tratamentos que atuam sobre o sistema imunológico, ativando ou inibindo a resposta imune. Está disponível para doenças infecciosas, alérgicas e parasitárias, e tem sido também um dos principais avanços terapêuticos para o câncer. O principal diferencial da imunoterapia em detrimento das outras terapias para o câncer é o alvo terapêutico. A quimioterapia, por exemplo, tem como mecanismo de ação o ataque às células tumorais. Já a imunoterapia não age sobre o tumor, mas sim sobre o sistema imune.
Esse tipo de terapia pode compreender: aplicação de versões sintéticas de anticorpos para identificar e atacar os antígenos tumorais; utilização de tratamento com células dendríticas que proporciona ativação rápida de células T, aumentando sua habilidade de buscar e erradicar as células mutadas do organismo; e transplante de medula óssea, em que há substituição do sistema imune do indivíduo. Todas essas formas de tratamento são importantíssimas e muito utilizadas atualmente, porém possuem limitações, uma vez que podem não funcionar para todos os tipos de tumores nem para todas as pessoas e podem ainda causar efeitos colaterais. Visando contornar esses problemas, um novo tipo de tratamento personalizado vem sendo desenvolvido e já é aplicado atualmente: a terapia com células CAR-T. Essa terapia consiste na reprogramação de células T para que elas possam produzir receptores sintéticos, os CARs (receptor quimérico de antígeno, do inglês chimeric antigen receptor). Leia mais sobre as células CAR-T clicando aqui.
Confira abaixo a lista dos produtos avançados de imunoterapia à base de células para terapia contra o câncer aprovados para comercialização ao redor do mundo:
1 – Abecma (BLUEBIRD BIO)
Terapia com células CAR-T para adultos com mieloma múltiplo recidivado ou refratário. Aprovada pelo FDA em março de 2021. Aprovada pela Health Canada em maio de 2021.
2 – APCeden (APAC BIOTECH)
Tratamento autólogo com células dendríticas maduras derivadas de monócitos. Foi aprovado na Índia em 2017 para o tratamento de câncer de próstata, câncer de ovário, câncer colorretal e carcinoma pulmonar de células não pequenas.
3 – Breyanzi (BRISTOL MYERS SQUIBB)
Terapia com células CAR-T para adultos com linfoma difuso de grandes células B recidivado ou refratário. Aprovada pelo FDA em fevereiro de 2021.
4 – CreaVax RCC (JW CREAGENE)
Terapia baseada em células dendríticas destinada a tratar o carcinoma de células renais metastático para o qual a nefrectomia pode ser realizada. Aprovada na Coreia do Sul na Coreia do Sul em 2007.
5 – Immuncell-LC (GC PHARMA)
Medicamento para imunoterapia anticancerígena feito com linfócitos T incubados e ativados após a extração do sangue de um paciente. Aprovado condicionalmente na Coreia do Sul em junho de 2007.
6 – Kymriah (NOVARTIS)
Produto de com células CAR-T indicado para o tratamento de leucemia linfoblástica aguda, leucemia linfóide crônica e linfoma difuso de grandes células B em pacientes de até 25 anos de idade, conforme aprovado pelo FDA dos EUA em agosto de 2017, e para o tratamento de pacientes adultos com linfoma de grandes células B recidivado / refratário, conforme aprovado pelo FDA dos EUA em maio de 2018. Também foi aprovado para essas indicações pela Comissão Européia em agosto de 2018 e pela Health Canada em setembro de 2018. Foi aprovado no Japão para o tratamento de leucemia linfoblástica aguda em fevereiro de 2019 e em Cingapura em 2021. Estudo clínico de fase 3 está sendo realizado no Brasil.
7 – Provenge (DENDREON)
Imunoterapia celular autóloga para o tratamento do câncer de próstata metastático resistente à castração (refratário a hormônios) assintomático ou minimamente sintomático. Licença aprovada pelo FDA em 2010.
8 – Tecartus (KITE – GILEAD)
Terapia com células CAR-T projetada para tratar o linfoma de células do manto (linfoma não-Hodgkin de células B). Foi aprovado nos EUA em julho de 2020 e na União Euroéia em dezembro de 2020.
9 – Yescarta (KITE – GILEAD)
Terapia com células CAR-T indicada para o tratamento de malignidades de células B, como linfoma não-Hodgkin, leucemia linfoblástica aguda, linfoma de células do manto, leucemia linfóide crônica e linfoma difuso de grandes células B. Aprovado pelo FDA dos EUA em outubro de 2017. Aprovado pela CE em agosto de 2018. Aprovado pela Health Canada em fevereiro de 2019. Aprovado no Japão em janeiro de 2021. Yescarta foi aprovado para uma indicação adicional, linfoma folicular, pelo FDA dos EUA em 2021.
Segundo a Rede Nacional de Especialistas em Terapias Avançadas (RENETA), os produtos Kymriah e Yescarta, ambos com células CAR-T, apresentam alta probabilidade de solicitação de registro no Brasil. De fato, as terapias com células CAR-T são muito promissoras e vêm sendo ainda mais aprimoradas por meio do uso de técnicas de engenharia celular e nanotecnologia, que irão permitir que cada vez mais produtos deste tipo cheguem ao mercado.
Referências
Lista de produtos de terapia avançada no site Alliance for Regenerative Medicine: https://alliancerm.org/available-products/
Documento do RENETA – Cenário de crescimento de terapias avançadas no Brasil e no mundo – https://bef226c9-51c9-4f4d-b45d-485faa781332.filesusr.com/ugd/92716b_1460bdc1e1da4d56813cb91f27c853d9.pdf
Sahin, U. & Türeci, Ö. Personalized vaccines for cancer immunotherapy. Science 359:6382 (2018) 1355-1360.
Zhang, C. et al. Engineering CAR-T cells. Biomarker Research 5:22 (2017).
Trechos deste texto foram reproduzidos de material não publicado sobre medicina personalizada. Créditos: Juliana Plat de Aguiar Gomes Medicina – “Imunoterapia para o câncer” e Yasmin Rana de Miranda – “Células CAR-T”